Regras para a submissão de artigos

A e-Terra publica contribuições científicas de carácter teórico ou empírico em todos os domínios das Ciências da Terra. Os artigos devem ser originais, claros e concisos, não devendo estar simultaneamente submetidos a outras publicações científicas. Sugere-se a utilização preferencial da língua inglesa, bem como das potencialidades das novas tecnologias, designadamente no que respeita ao emprego de som, animação e realidade virtual. São também aceites artigos redigidos em português.

Publicação
Os artigos aceites são publicados digitalmente na Internet, em formato PDF. Caso existam conteúdos multimédia, estes serão alojados no servidor e activados a partir de hiperligações existentes no artigo.

Não são cobrados custos de publicação sendo livre o acesso on-line à revista. Periodicamente, os artigos publicados serão disponibilizados igualmente em CD-ROM às bibliotecas e instituições da área científica das Ciências da Terra.
Os artigos deverão ser remetidos a um dos três editores executivos, em formato electrónico, preferencialmente em formato RTF, Microsoft Word, com margens de pelo menos 2,5 cm e espaçamento de 1,5 linhas. As figuras estáticas devem também ser remetidas nos formatos TIFF, GIF, BMP ou JPEG (com um mínimo de resolução de 300 dpi), separadamente do texto, independentemente de neste estarem também contidas. Quando tal se justificar, por razões de qualidade gráfica, poderá ser solicitado aos autores o envio de originais das figuras em papel. Os conteúdos multimédia deverão ser submetidos nos formatos mais correntemente utilizados nos browsers, admitindo-se formatos especiais desde que indicado o endereço Internet para download do respectivo plug-in.
Verificado o cumprimento das regras de submissão, o artigo será encaminhado para um dos editores científicos, o qual, em função da temática abordada, contactará um mínimo de dois especialistas (referees) para procederem à avaliação do manuscrito. Na base do parecer dos referees, o artigo poderá ser publicado na forma em que foi submetido, após reformulação pelos autores ou ainda ser recusado. A decisão final sobre a aceitação do artigo é da responsabilidade do editor científico a quem couber o seu acompanhamento.

Palavras-chave
Com a finalidade de tornar a pesquisa mais expedita, devem ser indicadas 5 palavras-chave (em português e em inglês).

Título e autores
O título, em português e em inglês, deve ser conciso e ilustrativo da temática a abordar no artigo. Os autores são identificados pelo nome e apelido, devendo ainda ser indicado o endereço postal e correio electrónico de cada autor.

Exemplo:
Índice de distorção, parâmetros celulares e composição química de cordierite de granitóides e corneanas da região de Tondela - Oliveira do Hospital (Portugal Central)

Alcides J.S.C. Pereira - Departamento de Ciências da Terra, Universidade de Coimbra, Apartado 3014, 3001-401 Coimbra, Portugal, apereira@ci.uc.pt
Luís J.P.F. Neves - Departamento de Ciências da Terra, Universidade de Coimbra, Apartado 3014, 3001-401 Coimbra, Portugal, lneves@ci.uc.pt
Manuel M. Godinho - Departamento de Ciências da Terra, Universidade de Coimbra, Apartado 3014, 3001-401 Coimbra, Portugal, mgodinho@ci.uc.pt
Paulo F.R. Legoinha - Departamento de Ciências da Terra, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Quinta da Torre, 2825-114 Caparica, Portugal, pal@mail.fct.unl.pt

Resumo
O resumo deve apresentar de forma condensada a natureza do trabalho e as conclusões mais importantes. Não deve incluir referências nem exceder as 400 palavras. O abstratct segue as mesmas regras. Caso o artigo esteja redigido em português, o abstract deverá estender-se até ao limite de 1000 palavras.

Equações e notação
As equações apresentadas no texto devem ser numeradas sequencialmente, sendo a numeração indicada à direita, entre parênteses. Devem ser utilizadas unidades do Sistema Internacional. O significado da notação usada deve ser especificado no texto ou legendas, podendo, quando pelo seu número tal se justifique, ocorrer inclusão de um apêndice para o efeito.

Tabelas e figuras
As figuras deverão obedecer aos formatos anteriormente especificados e conter legendas concisas, tal como as tabelas; as legendas deverão ser bilingues (português e inglês). Devem ser minimizados os traços verticais e horizontais nas tabelas.

Referências
Apenas os trabalhos citados no texto devem ser incluídos nas referências. A citação deve ser feita pelo apelido do autor e ano da publicação, entre parênteses, em letra minúscula (Silva 2000); quando o nome do autor faça parte da frase, deverá ser indicado o ano de publicação entre parêntesis. Ocorrendo mais do que uma citação do mesmo autor e do mesmo ano, as publicações deverão ser distinguidas pelo uso, após o ano, de uma referência do tipo a, b, c (Silva 2000a, 2000b). Caso os trabalhos sejam assinados por mais de dois autores, deverá ser efectuada no texto uma citação abreviada (Silva et al. 2000), devendo na listagem de referências serem especificados todos os autores. Nesta listagem, os nomes dos autores deverão ser escritos em letras maiúsculas.

Copyright
A inclusão de materiais sujeitos a Copyright é da responsabilidade dos autores, a quem caberá obter as necessárias permissões para a sua publicação.

Como referenciar os artigos publicados na e-Terra?
As referências a qualquer artigo publicado na e-Terra deve ser feita da seguinte forma:
Wimbledon K. (2000) - Ultrabasic rocks from Iceland. e-Terra, vol.1, nº4, http://e-terra.geopor.pt.