Departamento de Ciências da Terra

Planeta Terra visto do espaço

Ponta da Piedade. Lagos, Portugal

A onda. North Coyote, Arizona, EUA. 

Penedo do Boi, Serra de Fafe, Portugal

Modelo digital de terreno. Praia da Ramalha, Esposende, Portugal

Praia de Ribeira d’Ilhas. Mafra, Portugal

Estruturas convolutas em turbiditos. Bouma, França

Dobras. Praia de Almograve, Odemira, Portugal

Vale de Daluis. Parque Nacional de Mercantour, França

O Departamento de Ciências da Terra é uma subunidade orgânica da Escola de Ciências da Universidade do Minho que tem por missão criar e transmitir conhecimento no domínio da geologia, num ambiente de interdisciplinaridade com outras áreas das Ciências. As suas instalações estão localizadas no Campus de Gualtar, em Braga, onde dispõe de infraestruturas de apoio às atividades que desenvolve.


O departamento tem assegurado uma formação de qualidade nos diversos cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento em que participa. A investigação desenvolvida pelos diversos membros tem tido um contributo fundamental para o incremento do conhecimento nas ciências da terra. O departamento tem tido também um papel importante no apoio científico instituições nacionais e internacionais bem como a empresas. 


Para além das actividades pedagógicas e de investigação, o departamento tem desempenhado um importante papel na divulgação das ciências da terra junto de alunos dos diversos níveis de ensino e do público em geral. 

Eventos naturais e alertas